quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Polícia Civil orienta população sobre golpes envolvendo o PIX

A Polícia Civil da Paraíba recomenda que a população adote cuidados para prevenir uma nova modalidade de golpe que está sendo investigada em João Pessoa. A fraude consiste em enganar os usuários por meio do PIX, um serviço do Banco Central que entrou em vigor este ano para facilitar as transações financeiras, e por meio do qual clientes de bancos podem receber e fazer pagamentos de forma rápida e prática.

De acordo com a Polícia Civil, criminosos estão se utilizando do novo serviço para enganar e causar prejuízos financeiros às vítimas. O caso já está sendo investigado pela Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa (DDF/JP). Segundo a delegada Josenise Andrade, o golpe é uma mistura de métodos criminosos antigos e já conhecidos pela Polícia.

A fraude começa com o envio de um email. O golpista envia um email à vítima com uma mensagem falsa, simulando ter sido gerada pelo sistema bancário. No texto, há informação de que o cliente recebeu certa transferência de dinheiro por meio do PIX. No entanto, para liberar a quantia, é necessário a vítima acessar um link, que fica logo abaixo da mensagem.

Ao acessar esse link, a vítima é direcionada a uma falsa página com imagens do banco, onde é solicitado que sejam digitados senha e login da conta bancária. Como o site é falso, os dados são direcionados aos criminosos, que passam a ter livre acesso aos valores financeiros da vítima.

“Na verdade, esse não é o golpe do PIX, que é um serviço extremamente seguro. Mas é que os criminosos estão se utilizando da imagem do PIX, que é uma ferramenta nova e que algumas pessoas ainda não sabem usar direito, para aplicar golpes antigos e pegar os dados bancários das vítimas”, destacou a delegada.

Além de e-mails, os golpistas também usam como estratégia o envio de mensagens para os celulares das vítimas, por meio de SMS, e aplicativos de bate-papo. Os textos fraudulentos informam que a pessoa precisa atualizar o cadastro do PIX e fornece um link para ser acessado e dá início à segunda etapa da fraude.

PBHoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário