quinta-feira, 1 de julho de 2021

Cai o número de internação por covid-19 em idosos no mês de junho

 Os internações por covid-19 apresentam uma queda significativa no percentual de idosos acometidos pela forma mais grave do vírus. No último mês, houve uma diminuição de 57,1% na regulação de pacientes acima de 60 anos, registrada no mês de janeiro, para 27,9% em junho. Os dados são da Centro Estadual de Regulação Hospitalar para covid-19.

Para o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, a queda na ocupação de leitos por idosos já é um reflexo da vacinação nesta camada da população, que foi priorizada no início da campanha de enfrentamento do coronavírus. "Nós já observamos há algumas semanas a diminuição do número de idosos dando entrada nas nossas unidades hospitalares e também na diminuição do número de óbitos, e isso é um reflexo da vacinação que foi feita na sua totalidade com as pessoas acima de 60 anos", ressalta.

Ainda de acordo com o secretário, os reflexos são limitados e a progressão positiva dependerá da quantidade de pessoas protegidas com o esquema vacinal completo. "Ainda não alcançamos um percentual ideal de vacinação com a primeira e segunda dose na população em sua totalidade, que nos permita haver uma crença de que terá um declínio permanente no número de casos novos e óbitos diários. Há ainda uma previsão de aumento de casos em virtude das aglomerações do São João", finaliza.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ressalta que a população precisa continuar mantendo os cuidados para evitar a propagação da covid-19, com as medidas não farmacológicas já conhecidas (não aglomeração, higiene das mãos e o uso de máscaras). A vacinação em tempo oportuno também é um fator preponderante para frear a disseminação do vírus, lembrando que a proteção se torna eficaz com o esquema completo da primeira e segunda doses. Durante toda a pandemia 17.454 pessoas foram internadas com covid-19 no estado. Nesta quinta-feira, dia primeiro, a ocupação de leitos gira em torno de 50% em toda a Paraíba.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário