terça-feira, 6 de abril de 2021

Programa De Repente na Rede homenageia Helânio Moreira

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (7), mais um programa da série De Repente na Rede, versão alternativa do projeto De Repente no Espaço. No novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao jovem repentista Helânio Moreira (RN).  

Aos 13 anos, Helânio descobriu, ouvindo o programa ‘Poesia, Verso e Viola’ com o pai dele, que não apenas gostava muito de escutar cantorias, mas que também tinha habilidade para compor. Desde então, começou delinear suas rimas e alimentou o sonho de ser repentista. Atualmente, vive em Serra de São Bento, no Rio Grande do Norte, e integra a nova geração do repente, destacando-se como uma das estrelas dentre os mais jovens nessa arte.

Já participou de mais de 100 festivais, incluindo o Festival da Nova Geração do Repente (Fenoger), em Campina Grande (PB), evento organizado pelo Clube do Repente e que busca incentivar os cantadores que vêm despontando na cena, apresentando-os ao grande público.   

Desde julho de 2015, a Funesc realiza o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo estado.  

Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso. No entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino.  

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário