domingo, 4 de agosto de 2019

Cagepa emite nota Sobre a Tubulação de Cimento Amianto em Alagoa Grande

Em atenção à população da cidade de Alagoa Grande, segue algumas informações técnicas, sobre a tubulação existente em cimento amianto na rede de distribuição do referido Sistema de * Abastecimento de Água:

*O sistema de tratamento de água da cidade de ALAGOA GRANDE é do tipo CONVENCIONAL COMPLETA, constituído de floculação+decantação+filtração+cloração, com duas estações de tratamento funcionando em paralelo. Este sistema opera satisfatoriamente e produz uma água de excelente qualidade distribuída a população de Alagoa Grande. Acrescentamos, que o monitoramente da qualidade da água é realizado pelos laboratórios da CAGEPA, de Ecologia Aquática da UEPB e pelo laboratório São Lucas de São Paulo.

* A rede de distribuição do sistema de abastecimento de água da cidade de ALAGOA GRANDE consiste de tubos em PVC e CIMENTO AMIANTO, com diâmetros nominais variando entre 50 a 200.

* Não existe nenhuma legislação de âmbito federal ou estadual que proíba a utilização de tubos de cimento amianto para serem aplicados em rede de distribuição de água potável;
* O amianto Crisotila, única variedade de amianto produzida no Brasil, não representa qualquer risco detectável para os consumidores de produtos que o utilizam como matéria-prima. Este posicionamento adotado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que a industrialização do amianto, dentro das normas estabelecidas internacionalmente e adotadas no Brasil, é viável, sem causar prejuízos ao meio ambiente ou à saúde publica. 

* Os eventuais problemas que o amianto crisotila pode causar, nas formas em que é usado no país, estão ligados à área de produção. Os riscos do amianto crisotila são decorrentes da inalação de altas concentrações de fibras durante longos anos nos ambientes de trabalhos e podem ser controlados.
* Estudos científicos realizados no mundo inteiro comprovam que a ingestão de amianto não oferece qualquer perigo à saúde, inclusive ao aparelho digestivo.
* Ressaltamos que a CAGEPA tem substituído as tubulações existentes de cimento amianto à medida que ocorre uma intervenção/vazamento.

Com base nesses estudos, a OMS (Organização Mundial de Saúde), ao estabelecer os critérios de potabilidade de água, afirma que não existe evidência consistente de que o amianto quando ingerido possa causar qualquer dano à saúde humana, não havendo necessidade de estabelecer nenhum valor limite.

Sem mais, colocamo-nos a disposição para outros esclarecimentos que se fizerem necessária.
João Pessoa, 31 de julho de 2019. A Direção Rua: Feliciano Cirne, 220 — Jaguaribe — João Pessoa — PB — CEP 58015 570.

Fone (83) 3218 1248 — FAX (83) 3218 1250 COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTOS - CAGEPA 1/1 Diretoria de Operação é Manutenção – DOM.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário