domingo, 11 de agosto de 2019

Ações desenvolvidas na educação atestam compromisso da Prefeitura de Curral de Cima com os estudantes

Oferecer educação de qualidade é uma das prioridades da Prefeitura de Curral de Cima que, por meio da integração entre secretarias, tem proporcionado ações que garantem uma melhoria nos serviços educacionais oferecidos aos curralenses. No próximo domingo (11), é comemorado o Dia do Estudante, e o prefeito Totó Ribeiro destacou as conquistas da gestão e a importância de se investir na educação municipal.

Entre as ações, o prefeito lembrou do Programa de Saúde na Escola (PSE). O programa executado pelas secretarias de Educação, Saúde e Ação Social já atendeu cerca de mil alunos em 11 unidades escolares e mais dois anexos do município de Curral de Cima. O trabalho desenvolvido por profissionais das três pastas garantiu a realização de ações de prevenção de agravos e doenças, além da promoção à Saúde.

Outro programa que tem se destacado na educação de Curral de Cima é a sala de recursos. Neste espaço, por meio das escolas, os alunos com necessidades especiais contam com uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de aprimorar o aprendizado. Os matriculados são remanejados para lá de acordo com a necessidade.

Entre as atividades realizadas com os alunos do município também estão entre outras, a avaliação auditiva e ocular, avaliação de situação vacinal, cultura de paz e combate às violências, combate ao mosquito Aedes Aegypti, alimentação saudável entre outros temas, utilizando metodologias lúdicas, rodas de conversa, filmes e panfletagens.

Em parceria com a Secretaria de Ação Social, a Secretaria de Educação realiza o Busca Ativa que é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

Outra parceria de sucesso é realizada com a Secretaria de Esporte na escolinha ‘Sementes do Amanhã’ que retomou as aulas de futebol masculino e feminino para alunos matriculados na rede municipal de ensino. A ação busca incentivar crianças de 7 a 13 anos a praticar esporte.

O prefeito Totó Ribeiro destacou ainda o cuidado da gestão com a merenda escolar. A Prefeitura adquire produtos agroecológicos produzidos pelos agricultores rurais da própria cidade, livres de agrotóxicos. Para isso, destina 40%, quando o recomendado é 30%, do valor do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para a compra de produtores locais, beneficiando um total de 1.124 alunos, de 13 escolas.

Asscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário