quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Festival Internacional de Música homenageia Jackson do Pandeiro

O artista paraibano Jackson do Pandeiro será o homenageado na 10ª edição do Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus-CG), onde a programação contará com entrega de comendas, exposições, concursos literários, concertos didáticos, oficinas de pandeiros e simpósio. A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou na última quarta-feira (14) o projeto de lei de autoria do vereador Renan Maracajá que institui 2019 como o Ano Jackson do Pandeiro em celebração ao centenário de um dos maiores artistas da música brasileira.

A Fimus contará também com um musical de autoria de Astier Basílio, intitulado como O Marco do Rei do Ritmo. “A minha ideia foi narrar, em forma de literatura de cordel, a trajetória de Jackson, desde sua saída de Alagoa Grande, quando vai a pé para Campina Grande. Passa também por suas apresentações no Cassino Eldorado, pela parceria com Rosil Cavalcanti e retrata a carreira de sucesso até a Rádio Nacional, no Rio de Janeiro. Cada momento é narrado ao som de um ritmo específico”, adianta Astier Basílio.

José Gomes Filho, o Jackson do Pandeiro, nasceu em 31 de agosto de 1919, em Alagoa Grande, Paraíba. Passou boa parte da vida em Campina Grande, onde foi engraxate, ajudante de padaria e deu início à carreira como músico. O apelido de Jackson foi inspirado em um personagem norte-americano de filme de faroeste (Jack Perry). Fez grandes parcerias com Luiz Gonzaga, Edgar Ferreira e Rosil Cavalcanti, sendo considerado o maior ritmista da música brasileira. Morreu de embolia pulmonar e cerebral em 10 de julho de 1982, aos 62 anos, em Brasília.

www.op9.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário