domingo, 23 de setembro de 2018

ALAGOINHENSE: Conheça o empresário idealizador do novo shopping center de João Pessoa

Motivado pela vontade de dar uma educação de qualidade aos filhos e pelo desejo de ter seu próprio negócio, o empresário João Barbosa de Lucena deixou de lado um emprego estável e decidiu investir no ramo da construção civil. A história do empreendedor, dono da Construtora ABC e do Shopping Pátio Altiplano, em João Pessoa, mostra uma trajetória de muita luta e união.

Formado em Agronomia, com Mestrado em Economia Rural, João Barbosa atuava como diretor da Fundação de Desenvolvimento Agrário da Paraíba (Fundap). Apesar de ter um emprego que proporcionava estabilidade, ele não tinha o objetivo de passar a vida toda trabalhando em um órgão do estado.

“Eu tinha uma família grande e queria investir na educação dos meus filhos, pois acredito que a educação é a único bem que podemos deixar. Mas o custo com educação é alto. Naqueçe tempo, meu problema não era emprego, era mais financeiro. Nessa época, eu já tinha a ideia de abrir uma empresa de construção civil. No ano de 1986, fui convidado para trabalhar no Banco Mundial. A oferta foi tão boa que não tive como negar. Fui morar no Recife. Viajava e trabalhava muito. Mas a ideia de montar uma empresa não tinha morrido”, ressalta o empreendedor.

Em um terreno que foi herança do pai, João Barbosa decidiu construí uma boa casa. O imóvel foi vendido e, com o dinheiro da venda, o empreendedor e mais dois sócios fundaram o grupo ABC Engenharia. “Em 1992, construímos a primeira obra verticalizada na Avenida Epitácio Pessoa. Tivemos muita dificuldade devido à alta inflação. Então não tinha como ganhar muito dinheiro. Só depois do Plano Real que as coisas começaram a melhorar. A partir daí começamos a construir em outros bairros da capital. Em 2004, já havíamos concluído onze empreendimentos.”
Por causa do afastamento voluntário de um dos sócios, nesse mesmo ano, o grupo ABC Engenharia, optou pela divisão e fundação de duas empresas, a Construtora ABC e a ABC Construções. Hoje elas atuam como um grupo, mas são empresas independentes. Em 2013, a construtora chegou a ter mais de 400 funcionários. Visando a qualidade nos empreendimentos e a pontualidade na entrega, o empresário sentiu necessidade de investir em novas tecnologias.

“Sentimos a necessidade de investir muito em qualidade e equipamentos. Também planejamos melhor os canteiros de obras, oferecendo treinamento, pois isso aumenta a produtividade. Atualmente, a mão de obra chega a mais de 50% do custo da construção civil. E ainda há dificuldade de encontrar profissionais qualificados”.

Um novo Shopping Center na Cidade
A ideia de construir um Shopping Center em uma área nobre da cidade surgiu de uma análise de mercado. Depois de observar o número crescente de pessoas morando nos bairros do Cabo Branco e Altiplano, o empresário percebeu que existia um vácuo empresarial na área. A proposta de construir o Shopping Pátio Altiplano surgiu em 2013.

“O projeto do shopping demorou. Entendemos que seria um segmento misto, com serviços e lojas. Também surgiu outra dificuldade: não tinha espaço horizontal para expandir, foi aí que resolvemos então “descer”. Aprofundamos mais de 12 metros. Em 2014, paramos as obras do shopping. Decidimos dar continuidade a ele à medida que o fluxo de caixa permitisse. Nesse período, resolvemos não lançar nenhuma obra e concentrar naquelas que tinham para concluir, pois não podíamos perder a nossa credibilidade. Quando tudo estava concluído, decidimos continuar a construção do Pátio Altiplano, que é uma obra relativamente pequena, mas muito trabalhosa e que consumiu muito dinheiro. Um dos maiores desafios desse empreendimento era que existia uma grande oferta de salas comerciais. São mais de 80 salas e 70 lojas. Mas para a nossa surpresa, negociamos 100% das salas, nos três primeiro dias de abertura. Isso superou toda a nossa expectativa”, comenta João Barbosa.

O Shopping Pátio Altiplano foi inaugurado no último de 14 de setembro.


Por Ekonomy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário