quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Guarabira sedia 2º ‘Mulheres da Esperança’ nesta quarta no Vila Gourmett

A segunda edição do encontro ‘Mulheres da Esperança’ promovido pelo PV acontecerá em Guarabira nesta quarta-feira (1), a partir das 18h30. O local do evento foi modificado para o Vila Gourmett, na Avenida Antônio Paulino Filho, 1330, em decorrência do grande número de pessoas que confirmou presença na atividade. A atividade vai contar com as presenças dos pré-candidatos ao Governo do Estado, Lucélio Cartaxo (PV), a vice-governadora Micheline Rodrigues (PSDB), e ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), além da deputada estadual e pré-candidata à reeleição, Camila Toscano (PSDB).

“Será mais uma oportunidade para destacarmos a presença das mulheres na política. Desta vez, estaremos reunidos com as mulheres do Brejo que lutam dia a dia por melhorias na nossa Paraíba. Será um momento para ouvirmos quais os anseios para um futuro do nosso Estado. Por isso, convido todas as mulheres da região para estarem juntas conosco nesta quarta-feira”, disse a deputada Camila.

Na Paraíba, apenas 15% dos 2.560 cargos eletivos são ocupados por mulheres, o que corresponde a 371 postos. A cada 10 deputados estaduais, apenas um é do sexo feminino (11,4% do total). Entre os parlamentares municipais, esse percentual é um pouco melhor: há sete vereadores para uma vereadora. No Congresso, a bancada feminina tem 51 deputadas (9,94% das 513 cadeiras) e 13 senadoras (16% das 81 vagas).

 

Nas eleições municipais de 2016 tivemos 641 mulheres eleitas ao cargo de prefeita, o que representa 11,57% do total. Foram eleitos 4.898 prefeitos, total de 88,43%. O número apresentou queda em relação ao pleito de 2012 – quando elas somavam 659 prefeitas eleitas – o que correspondeu a 11,84% do total.

A parlamentar tucana destacou que o nível de participação de mulheres no poder é um indicador confiável do grau de amadurecimento da democracia, pois quanto mais postos o sexo feminino conquista mais igualitário tende a ser aquela localidade. “A mulher acaba tendo uma série de outras atribuições e fazer política demanda tempo, esforço e ainda temos que nos deparar com o machismo da sociedade. Tem muito homem que ainda tem a visão de que algumas áreas não são para nós mulheres e política é uma delas”, destacou.


Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário