sexta-feira, 9 de março de 2018

Prefeito de Cabedelo sanciona lei que oferece próteses a mulheres vítimas do câncer de mama


O prefeito Leto Viana sancionou, nesta quinta-feira (8) – Dia Internacional da Mulher –  a Lei nº1.886/2018, que implementa no município o programa Florescer. Sob coordenação da Secretaria de Política Públicas para as Mulheres, e em parceria com a Secretaria de Saúde (Sescab) e o Hospital Napoleão Laureano, a iniciativa prevê a confecção e distribuição de próteses mamárias e turbantes às mulheres vítimas do câncer de mama.

O projeto que virou lei é de autoria da vereadora e primeira-dama Jacqueline Monteiro, e vai beneficiar as mulheres mastectomizadas ou em tratamento de quimioterapia do muncípio, mediante cadastro prévio, a ser realizado no Setor de Órtese e Prótese, na Policlínica Municipal.

“O Florescer é importante porque lida com a autoestima das mulheres. Ele será um oásis e meio ao tratamento dessa doença. Além de toda assistência em saúde e psicológica que o município já oferece, com esse programa, vamos oportunizar, também, a valorização e a melhora do amor próprio que essas mulheres já possuem, e que será ainda maior com essas próteses”, destacou o prefeito Leto Viana

As próteses serão confeccionadas por artesãs da SEPM, sob a coordenação da secretária Mônica Pimentel.

“Toda a matéria prima será da SEPM, que, através de oficinas de trabalho junto às nossas artesãs, confeccionarão as peças, com um custo muito baixo para o município, mas de uma significância muito grande para as mulheres beneficiadas”, pontuou Mônica.

Para a autora do projeto, vereadora e primeira-dama Jacqueline Monteiro, ver sua iniciativa virar Lei é uma alegria, mas o sentimento maior é de gratidão, por poder contribuir com as políticas sociais do município.

“Nós mulheres sabemos como é importante estarmos bem conosco, valorizar nossa beleza e nosso bem-estar. O tratamento de câncer de mama é, muitas vezes, agressivo, e priva a mulher de sua autoestima. O Florescer vem para ajudá-las a passar por esse processo de forma menos dolorida. Para que floresça nelas, novamente e de forma ainda mais intensa, seu amor próprio. Fico muito feliz pela sensibilidade do prefeito Leto Viana em sancionar a Lei, e logo hoje, no Dia Internacional da Mulher”, disse.

Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário