terça-feira, 6 de março de 2018

Posse de Rômulo Montenegro como Presidente do CONSEAGRI ocorreu em evento bem prestigiado

A solenidade de posse do novo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura – CONSEAGRI, Rômulo Montenegro, realizada nesta segunda-feira (05), no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), em João Pessoa, foi bastante prestigiada com a presença do governador Ricardo Coutinho, de autoridades e de secretários de agricultura de nove estados da Federação. Essa é a primeira vez, na história do Conselho que a Paraíba ocupa a presidência da entidade.

Depois de formada a mesa de autoridades, o governador paraibano foi o primeiro a se pronunciar. Em sua fala, Ricardo enalteceu a satisfação de estar prestigiando seu secretário, que já o acompanha há sete anos, destacando o talento e capacidade de seu auxiliar. “Ao longo desta caminhada com Rômulo conseguimos superar momentos muito delicados graças a qualificação e dedicação profissional de Rômulo de forma que esse momento para todos nós é de alegria não apenas por Rômulo ser paraibano, mas, sobretudo pela sua competência como um grande gestor, que tem visão de futuro e que agora emprestará seu talento também ao CONSEAGRI”, destacou o governador que ainda falou dos avanços da Paraíba, especialmente, no setor agrícola e de recursos hídricos.

Rômulo Montenegro falou em seguida, destacando o amor que tem pela agricultura e pela atividade de secretário que exerce atualmente. “É muito gratificante estar assumindo esse cargo porque ele tem tudo a ver com o que faço hoje e mais amo que é a agricultura e essa paixão, que herdei do meu pai, exige muita dedicação porque os desafios são enormes e cotidianos até porque a agricultura evoluiu continuamente, científica e tecnologicamente e se não fosse as amarras burocráticas, tais como, defesa sanitária, agropecuária e tributária, que nos deixam comprometidos avançaríamos muito mais”, disse Rômulo, reiterando que é movido pela paixão pela agropecuária, assim como sempre foi seu pai Nilton Montenegro.

O presidente da Asplan, José Inácio de Morais, enalteceu em sua fala as qualidades do cidadão e produtor Rômulo Montenegro. “Ele é professor de Direito, agricultor, produtor, nasceu e cresceu vivenciando o dia a dia da agricultura e gosta do que faz, ama seu ofício e isso faz uma diferença danada porque agricultura é um negócio como outro qualquer, mas é uma área que exige dedicação permanente e amor a esse ofício e Rômulo além de se dedicar, ele gosta do que faz”, reiterou José Inácio.

O secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte, Guilherme Morais Saldanha, falou em seguida, e em nome de todos os secretários de estado presentes, saudou o novo presidente do CONSEAGRI. O presidente do Sindalcool, Edmundo Barbosa, lembrou das firmes posições do Conselho em causas muito importantes para o setor sucroenergético nacional. “Queremos agradecer ao CONSEAGRI pela firme defesa de causas importantes para o setor como o apoio ao Renovabio e das defesa da indústria nacional em relação a concorrência desleal da importação do álcool dos EUA”, destacou Edmundo.

O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, também falou, destacando o merecimento de Rômulo em ocupar a presidência do Conselho. “Tenho certeza que a gestão de Rômulo vai ser marcada por uma atuação competente, pois além de ser um apaixonado pela agricultura, ele é muito competente, dedicado e tem amplo conhecimento do setor”, disse Mário. O representante do CONSEAGRI, Argileu Martins Silva, deu posse ao novo presidente, que em seguida assinou seu termo. Ainda se pronunciaram na solenidade, o representante da OCB, Renato Nobili, o deputado federal, Efraim Filho, o deputado estadual, Trocolli Júnior, que representou a ALPB, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), André Carlo Torres Pontes, este último, fez questão de enaltecer a amizade e admiração mútua que ambos nutrem de longas datas e destacar a importância do produtor rural que produz o alimento de todos os dias.

O novo presidente do CONSEAGRI encerrou a solenidade reiterando sua expectativa de trabalhar em sintonia com os setores público e privado. “A união faz a força e no nosso caso não é diferente, de forma que minha expectativa é poder trabalhar unido com o setor público, de forma que juntos possamos superar as dificuldades”, finalizou Rômulo. A solenidade foi encerrada com um coffe break.



Cristiano Alves com Asplan

Nenhum comentário:

Postar um comentário