segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Mesa da Câmara de João Pessoa não vai participar da entrega de título a Lula

A Mesa Diretora da Câmara de João Pessoa não vai participar da entrega do Título de Cidadania ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 26 deste mês. O petista inicia nesta semana um périplo por cidades nordestinas. O evento recebeu o nome de “Caravana da Esperança”. Da Paraíba, foram inseridos no roteiro a capital e Campina Grande. Além comenda, ele participará de atos políticos e campanha de filiação. Os dirigentes do partido dizem que o próprio Lula vai abonar as fichas de filiação. Ele ficará no Estado até o domingo, dia 27, de onde a caravana partirá em direção ao Rio Grande do Norte.

A decisão de não transformar a entrega do título em um ato da Mesa Diretora foi tomada pelo colegiado na semana passada. O presidente da Casa é o tucano Marcos Vinícius. O Título de Cidadania foi aprovado pela Câmara de João Pessoa em 1997, quando Lula era penas o presidente de honra do partido. A propositura foi apresentada pelo então vereador Júlio Rafael (PT), falecido em 2013. O requerimento para a entrega do título, agora, foi apresentado pelo vereador Marcos Henriques (PT). Caberá a ele a entrega da comenda. A solenidade deve contar com a participação de outros vereadores da Casa.

O título de Cidadão Pessoense ao ex-presidente ocorre também no pior momento político da vida dele. Quando foi concedido, em 1997, Lula figurava como o maior crítico da corrupção. Este, inclusive, era o mote das suas campanhas contra Fernando Collor, Fernando Henrique e os sucessores do tucano. Vinte anos depois, o próprio ex-presidente é alvo das acusações. Se tornou réu em seis processos e foi condenado em um deles, justamente o que apura suposto uso de recursos de propina para a reforma de um apartamento no Guarujá. O ex-presidente alega que o imóvel nunca foi dele e já recorreu da decisão do juiz Sérgio Moro.

Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário