quinta-feira, 13 de julho de 2017

Luiz Couto defende projeto que reduz desperdício de alimentos

O deputado federal Luiz Couto (PT-PB), votou, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal,  a favor do projeto de lei que estabelece regras para a destinação de resíduos alimentares, com o objetivo de combater o desperdício de alimentos. O petista também recomendou à bancada de seu partido a aprovação da matéria.

 O projeto aprovado altera a Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O texto determina que a PNRS se pautará, entre outros princípios, pela busca da erradicação do desperdício de alimentos. Caberá ao responsável pela geração do resíduo adotar práticas de manejo e conservação que reduzam o desperdício e providenciem o aproveitamento adequado aos excedentes.

Em relação ao poder público, o projeto institui algumas obrigações, como fornecer estrutura para receber e redistribuir alimentos próprios para o consumo humano; divulgar procedimentos de doação de alimentos aos geradores de resíduos; incentivar o uso de tecnologias que minimizem a geração de lixo reaproveitável; e incentivar a implantação de mercados para comercialização de alimentos aptos para o consumo, mas próximos da data de vencimento ou suscetíveis a descarte em razão da aparência.

O texto autoriza ainda a União, estados, Distrito Federal e municípios a instituírem incentivos fiscais para pessoas físicas, geradoras de resíduos domiciliares de alimentos, para aquisição de equipamentos processadores de lixos biodegradáveis.

Ascom do Dep. Luiz Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário