terça-feira, 23 de maio de 2017

Emater mostra força da agricultura familiar na exposição agropecuária em Campina Grande

O stand das empresas que compõem a Gestão Unificada na 50ª Exposição Agropecuária e Produtos Industriais (Expapi), em Campina Grande, vem chamando a atenção do público visitante pela diversidade de ações desenvolvidas em favor da agropecuária ali expostas. Organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e suas vinculadas, em parceria com a Sociedade Rural, o evento vai durar por toda a semana no Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho.
No stand montado pela Emater, empresa integrante da Gestão Unificada,vinculada à Sedap, o visitante encontrará a réplica de uma fazenda e quatro ambientes que mostram o trabalho de pesquisa e extensão rural, respectivamente por meio da Emater e Emepa, com apoio integral do  Governo do Estado, com ações em todos os 223 municípios.
O primeiro ambiente, um local institucional para atendimento ao público, onde as pessoas podem tirar suas dúvidas, trocar experiências e melhorar o conhecimento dos trabalhos de extensão rural executados pelo Governo do Estado por meio da Emater. O segundo ambiente é tecnológico e pedagógico, estando voltado para mostrar as tecnologias de convivência com o semiárido, no qual as pessoas conhecem o trabalho hidropônico com milho produzido de forma orgânica, onde são feitos três tipos de substratos: palha de arroz, bagaço de cana e casca de coco. Também tem o sistema de aquaponia, que consiste na produção integrada de peixe e hortaliças. Assim, num tanque o produtor cria peixes com a água em circulação, utilizada para a produção de verduras.
No terceiro espaço existe a distribuição de plantas e mudas de essências florestais de diversas espécies, mostrando a necessidade de avançar na conscientização ambiental. No mesmo local são distribuídos sementes de coentro, gergelim e algodão.  Também tem um campo de algodão orgânico e gergelim, sorgo e dois tipos de palma forrageira resistente à cochonilha do carmim. 
No quarto ambiente, foi montada uma feira do agricultor com diversos produtos da agricultora familiar, tendo frutas, verduras, derivados de pequenos animais como queijo, manteiga, além de bolo de diversos tipos e também artesanato. Flores, polpa de frutas, doces e artesanatos. Também ali se encontram expostas as tecnologias desenvolvidas pela Emepa que estão contribuindo para melhorar a qualidade da agropecuária paraibana. Foi montado um ambiente no qual as pessoas conhecem o trabalho de pesquisa voltado para a apicultura.
Na abertura da exposição, domingo (21), a solenidade teve a participação do presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, do diretor técnico Vlaminck Saraiva, dos coordenadores regionais da Emater em Campina Grande, Sales Junior, e de Areia, Auto Martins, além de técnicos e pesquisadores que integram a GU.
Na exposição, reaberta dez anos depois de inatividade, estão sendo realizadas atividades como: mostra de animais (bovinos, caprinos, ovinos e equinos), desfiles e competições de agility, desfiles e concursos de equitação com cavalos Mangalarga marchador, desfiles de cabras leiteiras, feira de agricultura familiar, apresentações folclóricas, parque de diversões, fazendinha e shows com bandas regionais.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário