domingo, 21 de maio de 2017

Cachaça Serra de Areia participa de lançamento do catálogo das melhores cachaças da Paraíba

A Cachaça Serra de Areia, do empresário e vice-prefeito Alagoagrandense Evaldo Vieira, esteve participando do lançamento do catálogo das melhores cachaças da Paraíba lançada na última quarta-feira (17) no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa. Iniciativa da Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca), o catálogo mostra a produção de 19 engenhos paraibanos e tem apoio do Governo do Estado da Paraíba.
Idealizada e executada pelo presidente da Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique, Vicente Lemos, a Carta Cachaças da Paraíba vai divulgar as melhores do Estado em todo o Brasil e no exterior. Esta primeira edição traz o seu conteúdo em três línguas (além do Português, Inglês e Espanhol).

“É um instrumento de divulgação da produção de 19 engenhos, mas traz também a história da bebida no Brasil, a história dos engenhos paraibanos e ensina como utilizar a cachaça com harmonização”, afirma Vicente, garantindo ainda que a Carta ensina como se dá o processo produtivo da cachaça.
No lançamento da Carta forão homenageados o governador Ricardo Coutinho, apoiadores e artistas paraibanos e pernambucanos que sempre enalteceram a bebida genuinamente brasileira em suas obras, começando pelo mestre de cerimônias, o poeta e repentista Oliveira de Panelas.


Segundo texto de divulgação da obra e do evento, “a Paraíba é o maior produtor de cachaça de alambique do país” (12 milhões de litros por ano). Destaca ainda que o setor canavieiro é o que mais emprega no Estado e no país. “É única cultura que, mesmo durante a seca, fixa o homem à terra”, acrescenta.

A Carta Cachaças da Paraíba também assegura que só pode ser chamada de cachaça a bebida produzida no Brasil que tem como matéria prima o caldo da cana e teor alcoólico entre 38 a 48 graus.

Quem fez

A Carta das Cachaças tem história da bebida no Brasil e na Paraíba contada pelo escritor Gonzaga Rodrigues, textos da jornalista Rosa Aguiar, fotografias de Cácio Murilo, análise sensorial dos rótulos apresentados por Jairo Martins, projeto gráfico de Sergio Sombra, coordenação e assessoria de Marise Barreto e coordenação geral de Vicente Lemos e Múcio Fernandes.
Os textos em Inglês e Espanhol foram escritos por Alyssandra Negri e Douglas Ramos, respectivamente, com revisão de Denise Barreto Rocha Sampaio. O livro foi impresso na Gráfica JB, de João Pessoa.

Patrocínio

A obra conta ainda com patrocínio do Sebrae PB, da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e das empresas Softcom, DR Alambiques, Thalls Indústria Metálica, Zeta Embalagens e Net Eventos.

Blog do Rildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário