terça-feira, 21 de março de 2017

FUNASA realiza controle da qualidade da água para consumo humano do município de Alagoinha, PB

O laboratório móvel da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde – esteve durante todo dia de hoje (20) colhendo amostras dos poços artesianos e da Estação de Tratamento de Água do município para fazer o controle de qualidade da água distribuída à população; atendendo a uma solicitação do prefeito Jeová José e do diretor do SAAE, Luiz Antônio (Zinha).

Segundo a farmacêutica responsável Rosimere Farias, Alagoinha tem um atendimento especial por ser a única a cidade do Estado da Paraíba que mantém o programa de fluoretização de água implantado em 2005 pelo ex-presidente Lula.

Através do suporte técnico da FUNASA, foi implantado um laboratório de pequeno porte na ETA – Estação de Tratamento de Água – realizando capacitações técnicas aos funcionários para o controle da qualidade da água, onde são realizadas análises bacteriológicas e físico-químicas (sazonagem de cor, nitidez, pH, flúor, turbidez e condutividade).

“Uma das prioridades do governo municipal é ampliar o laboratório da ETA para manter o controle de qualidade da água dentro das normas técnicas da legislação federal para o consumo humano,” afirmou o diretor do SAAE, Zinha.

“Minha obrigação como gestor é trazer qualidade de vida para o povo. Água é uma prioridade, é condição de vida, principalmente para o consumo humano. Todos os recursos possíveis serão destinados para uma justa distribuição de água para a população,” disse o prefeito Jeová.

“Atendemos municípios com uma população abaixo de 50.000 habitantes, autarquias, SAAE´s, áreas indígenas, quilombolas e assentamentos,” reiterou a farmacêutica Rosimere Farias.

A equipe responsável pelo controle da água é formada pela farmacêutica Rosimere de Farias Oliveira, técnico em laboratório Geraldo M. Leite Filho. O responsável químico pelo laboratório da Estação de Tratamento de Água é Wellington Carvalho de Macedo.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário