quinta-feira, 2 de março de 2017

Escola de João Pessoa realiza abertura da Campanha da fraternidade com o tema “Biomas brasileiros e defesa da vida”

Com o intuito de unificar educação e preocupação socioambiental, o Instituto de Educação Doce Mãe de Deus (IEDMD) promoverá no dia 3 de março, às 16h, a abertura da Campanha da Fraternidade, no qual, como instituição de educação católica, apresentará à comunidade escolar o tema de 2017: Biomas brasileiros e defesa da vida.

Dentro da atual preocupação global com a preservação do meio ambiente, a Igreja Católica no Brasil propõe uma reflexão que visa levar os cristãos a entenderem a “criação de Deus” como um dom a ser zelado. Desse modo, os alunos irão aprofundar os conhecimentos nos cinco biomas brasileiros, sobretudo a caatinga e a mata atlântica, biomas que compreendem o território paraibano, assim como uma parcela das comunidades humanas que se alimentam e sobrevivem desses ecossistemas.

Através de atividades artísticas, como teatro, dança e música, e momentos de espiritualização, a instituição busca ligar a importância da preservação do meio ambiente como uma forma de expressão da fé cristã.

A Campanha da Fraternidade

Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão e prática cristã, cultivando o cuidado comunitário e social. Para 2017, o tema é “Fraternidade:



biomas brasileiros e defesa da vida, e o lema é inspirado no livro do Gênesis: “Cultivar e guardar a criação”.

Seu principal objetivo é “Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho” (CNBB, Documento Campanha da fraternidade para Ensino Fundamental II, p. 3).

Instituto de Educação Doce Mãe de Deus

O IEDMD nasceu em março de 1994 a partir da necessidade de oferecer às crianças uma educação com princípios morais, éticos e cristãos. Começamos pela educação infantil, em uma pequena casa no bairro do Geisel, em João Pessoa, com a ajuda de quatro professoras voluntárias que dedicaram suas tardes para educar e evangelizar as crianças.

Com o passar do tempo, cresceram o número de crianças e as turmas. Desenvolvemos o espaço físico e, hoje, trabalhamos com turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II.

Nossa proposta envolve todas as atividades próprias das escolas, somada a criatividade, projetos pedagógicos, aulas de artes (teatro e dança), esportes (karatê, voleibol e futsal) e tudo isso unido à experiência do amor de Deus vivida no grupo de oração semanal e na oração diária antes de começarem as aulas. Além disso, buscamos uma integração entre a família e a escola através das visitas às suas casas.

As artes são um dos meios utilizados pela instituição a fim de promover a evangelização e o desenvolvimento social e pedagógico. Uma das maiores expressões das artes do IEDMD é o evento anual Pequeno Artista, que acontece em um dos teatros da cidade.

Por Heraldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário