quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

ALAGOA GRANDE - Prefeito Dr. Sobrinho recebe presidente da AFRORRÓ e garante apoio ao 1° encontro de poetas e violeiros repentistas em Alagoa Grande

O Prefeito de Alagoa Grande, PB, Dr. Antonio Sobrinho, recebeu na tarde deste dia 22 de Fevereiro, a Presidente da AFRORRÓ, Repentista Maria da Soledade, e o ex-Conselheiro Estadual da Cultura, Severino Antonio (Bibiu) para informarmos ao mesmo sobre a realização do “1° Encontro de Poetas e Violeiros Repentista em Alagoa Grande” que acontecerá no dia 29 de Abril próximo.

Apesar do citado projeto ser patrocinado pela  Secretaria de Estado da Cultura através do FIC – Fundo Augusto dos Anjos de Incentivo a Cultura da Paraíba, a proponente solicitou e recebeu total apoio do Prefeito Sobrinho,  no tocante a transporte para deslocamento de moradores de alguma comunidade como Zumbi e Canafístula; iluminação do local da realização do evento; liberação do local do evento e outros pequenos itens não contemplados pelo projeto ou que sofreram reajustes não previstos no projeto inicial como inflação, etc.

Aproveitando a oportunidade, o ex-Conselheiro Estadual da Cultura, Severino Antonio (Bibiu) fez ver ao atual Prefeito da importância da reativação da Secretaria da Cultura do Município com a nomeação de um Secretário, da criação do Conselho, do Fundo Município de Cultura e de uma conferência para tratarmos do Plano Município de Cultura e que para isto, não precisava de muito trabalho porque “todas as Leis referentes ao funcionamento da Secretaria, foram criadas na gestão do ex-Prefeito João Bosco Carneiro Junior”.  Proposta que o Dr. Sobrinho confirmou dizendo que “a nomeação de um Secretário da Cultura esta dependendo apenas de alguns ajustes no pessoal mas que vai sim, nomear um gestor para cuidar da Cultura e do Turismo do Município”.

 Dr. Sobrinho se mostrou empolgado com o resgate de nossas festas tradicionais e falou da alegria de resgatar a FESTA DA PADROEIRA e agora, o CARNAVAL TRADIÇÃO.  Que tem a clara visão de que nossa cultura pode ser a mola mestra do Turismo que pode trazer emprego, renda e divisas para o Município.
Ao final, Bibiu falou da importância de nossa CULTURA POPULAR, das Cirandeiras de Caiana, da viola de Soledade, da força do Forró de Jackson mantido por diversos Grupos de pé-de-serra e dos nossos Engenhos, Casarios, Teatro, Museus, Banda de Música.  Tudo isto pode se transformar numa RODA GIGANTE para o desenvolvimento de nosso Município.

Ao final, os visitantes presentearam o Prefeito com CD de Soledade e Minervina, DVD de Jackson do Pandeiro, Cordéis e um Livro escrito por Soledade e a cópia do Estatuto da AFRORRÓ – Associação dos Artistas de Alagoa Grande - que deixou o Prefeito convicto de que os Artistas e a comunidade estão unidos e conscientes de que a Cultura de Alagoa Grande é diferenciada pra melhor, da de muitos Municípios e por isto, vai ser tratada como mais uma ferramenta para contribuir diretamente com a Educação e com o desenvolvimento de Alagoa Grande. 

Reportagem de Severino Antonio  - Bibiu do Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário