quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Estudantes da rede estadual que fazem intercâmbio no Canadá retornam à Paraíba no dia seis de fevereiro

Os 50 alunos da rede estadual de ensino que estão participando de um intercâmbio de cinco meses no Canadá, por meio do programa Gira Mundo, promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), estão concluindo os estudos e devem retornar ao Brasil no próximo dia seis de fevereiro. 
Nesta semana, três estudantes do grupo participaram de uma webconferência com o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, e com a secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, e falaram sobre a troca de experiências com os alunos e professores canadenses.  
O secretário Aléssio Trindade destacou a importância do intercâmbio para os estudantes da Paraíba. “É muito bom saber que eles estão absorvendo este conhecimento e, melhor ainda, ver que muita coisa observada por eles colocamos em prática de forma parecida na Educação da Paraíba”, ressaltou. A secretária Roziane Marinho também observou isso. “Na verdade, eles vão reforçar o que já fazemos na Educação do Estado. Eles vão ser agentes multiplicadores e precisam ser ouvidos quando chegarem do Canadá”, complementou. 
O estudante Alyson Silva, da Escola Estadual Senador José Gaudêncio, da cidade de Serra Branca, está na província de Alberta, no Canadá. Para os secretários ele disse que o intercâmbio está sendo engrandecedor. “Eu vim para aprender o máximo de conteúdo e jurei, para mim mesmo, que vou compartilhar esse conhecimento com meu povo em Serra Branca, quando eu voltar à Paraíba”, declarou. “O que mais me chama atenção aqui é a capacidade dos professores em fazer uma educação diferente mesmo com pouco recurso. Isso mostra o zelo que eles têm com o processo de aprendizado dos estudantes”, explicou o aluno. 



Já o aluno Yure Rodrigues Silva, da Escola Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro (Premen), de Campina Grande, está na província de Manitoba. “Gostei das avaliações, me dei bem principalmente com as aulas de artes, algo bem enfatizado por eles aqui”, contou o aluno, explicando ainda que também participou das aulas de design e de música. Ele disse ainda que fez muitas amizades com os colegas canadenses e isso ajudou no desenvolvimento do idioma. “No início, tive um pouco de dificuldade, porque sou meio tímido, mas ao longo do intercâmbio consegui fazer muitos amigos”, comentou.
Guilherme Antônio Carvalho Figueiredo é outro estudante da Paraíba que está no Canadá. Ele também é da Escola Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro (Premen), em Campina Grande, e está na província de Ontário. “Uma coisa que achei bem legal aqui é a possibilidade do aluno montar sua grade de aulas, escolher as disciplinas que vai estudar. Eu dei preferência para a área de tecnologia, algo que gosto muito”, contou o aluno, que retorna à Paraíba, junto com os outros 49 estudantes, no próximo dia seis de fevereiro.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário