domingo, 22 de janeiro de 2017

Doença que deixa urina escura pode ser causada por vírus

A causa da doença que deixa a urina escura e causa fortes dores musculares ainda é uma incógnita para medicina. Na Paraíba ainda não foi registrado nenhum caso, no entanto, os estados vizinhos, como em Pernambuco, a secretaria de saúde já emitiu um alerta às unidades de saúde para notificação imediata de pacientes que apresentem sintomas semelhantes aos da doença. A Bahia e o Ceará registrou a maior quantidade de casos, inclusive com dois óbitos.

Em entrevista ao Portal MaisPB, o médico sanitarista e residente em infectologia, Fernando Chagas explicou que a doença causa dor muscular intensa (mialgia aguda) e deixa a urina escura. “Os sintomas mais comuns são dores musculares intensa, ao toque o paciente já grita de dor, pode apresentar manchas na pele e dor de cabeça, mas não há febre. As dores musculares intensas podem afetar inclusive os rins. É necessário muito repouso e hidratação”, explicou.

Ainda segundo o médico, “não se sabe a causa dessa doença, mas acreditamos que seja viral, mas não há nada que prove. Foi colhido material da urina dos pacientes para estudo e enviado até para os Estados Unidos.”, explicou Chagas.

Apenas na Bahia foram registrados 52 casos, dois foram a óbito, mas as autoridades de saúde ainda investigam a causa principal da morte. Todos os casos, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia, ocorreram em dezembro. No Estado do Ceará, até o último dia 10, foram notificados três casos suspeitos de mialgia aguda.

VÍRUS

O virologista Gubio Soares, da Universidade Federal de Bahia, analisa amostras de fezes e urinas de casos suspeitos. “Há indícios fortes de que a causa possa ser parechovirus, cuja frequência no Brasil é baixa. Mas precisamos ainda confirmar isso, o que deve acontecer nos próximos dias. Já houve casos no Japão em 2008, 2010 e 2014, com relatos de dores musculares”, frisa Gubio.

Nayanne Nóbrega – MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário