quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Diretor da Emater apresenta projeto Algodão Paraíba na Colômbia

Gestão Unificada (Emepa/Interpa /Emater), Vlaminck Paiva Saraiva, participará no período de 21 de novembro a 30 de novembro, em Bogotá, na Colômbia, de importante evento do Acordo de Cooperação Sul-Sul, com foco no fortalecimento do setor algodoeiro dos sistemas de produção da agricultura familiar dos países membros. Acompanhado do coordenador de Operação da Emater- GU, Alexandre Alfredo, na ocasião ele apresentará o Projeto Algodão Paraíba e a metodologia de Assistência e Extensão Rural (Ater) no Brasil e na Paraíba. O projeto foi apresentado no Peru, na semana passada.

Promovido pela Agência das Nações Unidas para Agricultura (FAO) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o encontro reúne representantes do Brasil, do Paraguai, do Peru e da Colômbia. Durante o evento serão debatidas melhorias nos serviços de Ater pública, com destaque na cultura do algodão e também a construção de agenda de trabalho, focando na construção de políticas públicas para os agricultores familiares, bem como o fortalecimento do setor.

De acordo com a programação, caberá à Missão a implementação do projeto e apoio ao fortalecimento do setor algodoeiro colombiano, por meio da melhoria da competitividade dos sistemas de produção da agricultura familiar; Elaborar o Plano Operativo Anual (POA); Realizar a primeira reunião do Comitê de Acompanhamento do Projeto – País ( CAP Colombia); instalar o Comitê Técnico Interinstitucional, que irá coordenar as ações técnicas do projeto. Além de realizar visita de campos nas regiões de Córdoba e Tolina, para implantação das ações priorizadas no projeto.

A função da Emater GU no Projeto-País Colômbia é contribuir e apoiar as entidades locais na construção de políticas públicas e metodologia de Ater que proporcionem o desenvolvimento sustentável das unidades familiares de produção da agricultura familiar.

Peru - O diretor técnico da Emater retornou nesta semana do Peru, onde apresentou o projeto Algodão Paraíba e participou das mesmas discussões. Os debates com os representantes dos países envolvidos no projeto e da Fao giraram em torno de um mapeamento de como fortalecer a cooperação Sul-Sul para o presente e o futuro da Ater pública naquele País, frente às oportunidades e desafios para a sustentabilidade econômica, social e ambiental do setor algodoeiro na América do Sul. Na avaliação do diretor da Emater, diante do que foi vivenciado na Missão, ficou claro “que a Ater da Paraíba está no caminho certo, com suas instituições preparadas para fazer desenvolvimento rural sustentável”, relatou.

Paraguai – Dando continuidade às ações relacionadas ao acordo de cooperação Sul-Sul para o fortalecimento do setor algodoeiro, a Emater GU participará, representada pelo coordenador de Operações, Alexandre Alfredo, do Seminário Internacional “Algodão- Tecendo Oportunidade para a América Latina e Caribe”, a ser realizado de 12 a 14 de dezembro, em Assunção, no Paraguai. O evento é organizado pela FAO e governo brasileiro, representado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC-MRE) e o Instituto Brasileiro de Algodão com apoio do governo do Paraguai.

O encontro tem por objetivo construir uma estratégia regional para ampliar as oportunidades de mercado para o algodão sustentável a fim de dinamizar a economia local e os sistemas de produção diversificados para agricultura familiar dos países da América Latina.


PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário