sábado, 8 de outubro de 2016

Paraibano é ‘eleito’ prefeito da cidade de Foz do Iguaçu no PR


O candidato a prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, Paulo Mac Donald (PDT), recebeu a maioria dos votos válidos neste domingo (2) – 58.163 votos válidos. Porém, ele está inelegível. Chico Brasileiro (PSD) ficou em segunda colocação, com 54.488 votos,  foi considerado, oficialmente, o candidato eleito – ao menos, por enquanto.


Natural de Piancó, na Paraíba, Chico é formado em Odontologia.

Paulo Mac Donald Ghisi, é engenheiro civil, sociólogo e empresário. Tenta retornar à prefeitura, cargo que já ocupou por dois mandatos, entre 2005 e 2012. Por conta de supostas irregularidades em sua gestão anterior, Mac Donald teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral com base na lei da Ficha Limpa, pois já possui condenação por improbidade administrativa, dano ao erário e enriquecimento ilícito. Com recurso tramitando no Tribunal Superior Eleitoral, foi autorizado a prosseguir com sua campanha e aguardará uma decisão final para saber se poderá tomar posse.


Ele teve os direitos políticos cassados pelo Tribunal de Justiça por cinco anos e foi condenado a pagar multa no valor de R$ 258.903,76 aos cofres municipais. A ação civil pública foi movida pela 6ª Promotoria de Justiça do Município. A ação foi movida devido a irregularidades no processo licitatório e nas prorrogações de um contrato firmado em 2007 para captação de recursos no município.

Chico Brasileiro foi eleito deputado estadual em 2014 com 50.930 votos, Francisco Lacerda Brasileiro – ou Chico Brasileiro – foi vereador por dois mandatos (2000 e 2004) e vice-prefeito de Foz do Iguaçu (2008), tendo assumido neste período também o cargo de secretário municipal de Saúde, quando o prefeito era justamente seu principal adversário neste ano, Paulo Mac Donald.

MaisPB com Paranaporta

Nenhum comentário:

Postar um comentário