terça-feira, 25 de outubro de 2016

ALAGOA GRANDE - Crônica aos Vencedores

Por: Júnior Galvíncio

Júnior Galvíncio
“A fênix é um pássaro da mitologia grega. Quando morria, passado algum tempo, renascia das
próprias cinzas. Outra característica da fênix é sua força que a faz transportar em vôos cargas muito pesadas”

Domingo, 02 de outubro às 18 horas, as ruas da cidade fervilhavam de gente. Eram os vencedores das eleições municipais. É bem verdade que a tristeza também invadia várias residências naquele instante.  Mas, paciência, as democracias vivem desse antagonismo. Alegria e tristeza compõem o mesmo cenário em fins de batalhas eleitorais. São sentimentos que legitimam os vencedores e os vencidos. Mas deixemos de lado os perdedores. Eles precisaram de tempo para lamber suas feridas. E não demorarão muito para se re-alinharem em trincheiras para novas batalhas. 
O que importa são os vencedores. Para eles, tudo é festa. Nas casas e ruas o azul se multiplicava em tons que iam do riso tímido a gargalhadas debochadas de pura euforia. 

A passeata da vitoria já se espalhava pela praça trazendo nos braços do povo os candidatos vencedores. Os eleitos, Dr. Sobrinho e seu vice Evaldo obtiveram um vitoria inquestionável, traduzida por uma diferença de 970 votos. Para aqueles que buscam explicações, basta lembrá-los as ultima seis eleições de Alagoa Grande. 1986, 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016.  O eleito  Antonio Sobrinho, esteve presente ora como candidato a prefeito, ora como candidato a vice. Vitória  merecida e vencida pela perseverança.
Mas não é do perseverante Sobrinho que gostaria de falar. Nem dos trinta e quatro anos que perseguiu a oportunidade de ser prefeito de sua terra. Peço licença ao novo prefeito eleito de Alagoa Grande, para mirar os holofotes da vitoria em um personagem emblemático de nossa política recente. Refiro-me ao seu assessor mais direto, ou coordenador de campanha como queiram, Paulo Luis dos Santos. 

Paulo da Emater
Professor Paulo da EMATER como é conhecido  por muitos ou Paulo Mocotó com é chamando pelos amigos mais íntimos.
 Para os desavisados, Paulo da EMATER é uma dessas pessoas raras que abraçaram Alagoa Grande e por ela também foi abraçado. É filho natural de Bananeiras/PB. Pessoa de origem humilde e trabalhadora. Chegou aqui por volta de 1975, como extencionista da EMATER. Tornando-se mais tarde professor de química da Escola estadual Pe. Hildo Bandeira. É casado com a Professora Goret Menezes, com quem teve três filhos e tem três netos. Paulo fez de seu trabalho uma luta constate em defesa dos pequenos produtores rurais e da agricultura familiar. Experiências e liderança que o levou por méritos a ocupar a Secretaria de Agricultura do município, de 2000 a 2008. 
Mas, voltemos ao cenário da festa. A passeata se arrastava feito um cordão de folia carnavalesca invadindo as praças do centro da cidade com a multidão em êxtase. Uma verdadeira apoteose. E o povão fazia do “azul a cor da alegria”. Como de praxe a passeata trazia no seu bojo, em  carro alegórico, abraçados e unidos, os candidatos eleitos e seu coordenador de campanha, Paulo da EMATER. 

Para alguns como eu, que tem na memoria lembranças e nas mãos as historias políticas de nossa terra dos últimos quarenta anos foi inevitável traçar paralelos e resgatar sonhos de campanhas passadas. Diante de tamanha euforia coletiva, espero estar assistindo re-surgimento político de um dos Paulinho da disputa eleitoral de 1988.  

Hoje de cabelos já branqueados pela vida, Paulo da EMATER  transpirava a mesma juventude que em 1988 onde  ao lado do Dr. Zé Paulo Sarmento protagonizou a mais vibrante campanha a prefeito já vista em Alagoa Grande. Campanha que mesmo não alcançando a vitoria nas urnas, continua a ser a fonte inspiradora para os jovens que desejam abraçar o caminho da política de nossa terra.

E foi nesse cenário de apoteose, onde víamos Paulo da EMATER, Sobrinho e Evaldo, acenando ao povo,  agradecidos pela luta e pela vitoria, que um amigo trouxe-me a nova realidade política. E concordamos que Paulo da EMATER sai como um dos grandes vencedores das eleições de Alagoa Grande em 2016. E a depender do desenrolar dessa vitoria estará de volta para ser  protagonista na política de nossa terra.  
Os vitoriosos como o pássaro mitológico, ressurgiram das próprias cinzas. E pelo tamanho da vitoria, como a Fênix vão ter que carregar nos ombros a responsabilidade  do pesado fardo da mudança.

 Junior Galvíncio

Um comentário:

  1. Paulo da EMATER, é mais um oportunista que se aliou ao prefeito eleito Dr. Sobrinho. Coordenador de campanha?? ou simplesmente garantidor de benéficos aos seus familiares. Triste texto que retrata um pássaro mitológico e o mesmo é comparado a um oportunista.

    ResponderExcluir