O que mais nos agrada nos nossos amigos é a atenção que eles nos dedicam". (
Tristan Bernard )

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Alunos do curso Técnico em Agronegócio participaram de aula prática na Paraíba Agronegócios

Cento e vinte alunos do curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) da Paraíba visitaram a Expofeira Paraíba Agronegócios 2016, no último sábado (24), para uma aula prática da disciplina Introdução ao Agronegócio. Ao longo do dia eles assistiram a palestras com consultores do setor que expuseram suas práticas e experiências no campo. Durante a visitação ao Parque de Exposições, os alunos selecionaram áreas e cadeias em relação às quais tem mais interesse para o desenvolvimento de um relatório ao longo da disciplina.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do estado (FAEPA) e do Conselho Administrativo do SENAR-PB, Mário Borba, fez a abertura do encontro e falou sobre a importância da capacitação técnica para melhoria da atividade no campo. “O conhecimento, a tecnologia e a inovação é o que buscamos no agronegócio. Precisamos dobrar a produção até 2050, meta prevista pela FAO que só pode ser alcançada por meio da tecnologia. Aqui vocês estão buscando justamente o conhecimento que viabiliza realizações assim”, comentou.

O coordenador de tutoria do Departamento de Educação Formal (DEF) do SENAR, Edivaldo Júnior, explicou que nesse estágio, primeiro semestre do curso, os alunos participam de uma disciplina que é porta de entrada para vivenciar todo contexto do agronegócio.

“Além das visitas aos estandes e o acesso às palestras, os estudantes das turmas de Alagoa Grande, João Pessoa e Campina Grande também localizaram as cadeias produtivas com as quais se identificam. Eles têm a tarefa de compreender como elas são conduzidas e trabalhadas pelos agropecuaristas, desde a questão de crédito e suporte econômico até o trabalho técnico em campo”, afirmou Edivaldo.

A visita ao Parque de Exposições também foi acompanhada pelo superintendente do SENAR, Sérgio Martins, que falou sobre a importância do ensino e sua capacidade de provocar mudanças. “A gente muda as pessoas através da educação. E ela só transforma pela dignidade, mas é preciso que a pessoa tenha um objetivo. Esse potencial aumenta a nossa responsabilidade”, sentenciou.

A aluna do polo de Campina Grande, Ione Terezinha é natural de Alcantil. A região conhecida pela produção de leite, mas o interesse de Ione é atuar na agricultura. “Foi muito bom estar porque a gente vê outras possibilidades de negócios além de gado e caprino. Minha cidade tem potencial para o agronegócio e eu quero explorar isso e investir na produção agrícola”, avaliou.

A diversidade do setor também foi reconhecida pelo representante de vendas Fabiano Barros, que tem interesse em trabalhar na caprinovinocultura. “Se você for analisar e pontuar onde a gente pode atuar, você não encontra um fim. Estou tentando focar e perceber em que a gente pode dar andamento”, concluiu.

Integração

A aula prática funcionou com uma atividade de integração para as turmas dos três polos do curso técnico. Durante a visita foi realizada uma atividade na qual os grupos trocaram mensagens de apoio e incentivo. “Foi um momento muito importante, no qual aproveitamos para reforçar o compromisso deles com o curso”, avaliou a chefe do DEF, Poliana Queiroz.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ofertas do Atacadão Triunfo de Alagoa Grande

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................

...............................................................................