sexta-feira, 29 de julho de 2016

Agricultores de Serraria comemoram um ano da Feira do Produtor

Os agricultores familiares do município de Serraria, que há um ano estão comercializando seus produtos na Feira do Produtor Rural, lembraram a data, nesta quinta-feira (28), realizando um encontro com todos os parceiros. Instalada pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), com a efetiva participação da Unidade Operativa local da Emater–PB, com acompanhamento do escritório regional de Solânea, a Feira tem como parceiros o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serraria, a Prefeitura Municipal e o coordenador estadual das Feiras dos Produtores.

A proposta de instalação da feira ganhou apoio da Emater-PB e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), sendo criada comissão para proceder sua organização e instalação. Feito o castro dos agricultores, foi ministrada capacitação pelos extensionistas rurais.

Finalmente, no dia 28 de julho de 2015, com a participação de 23 agricultores das comunidades Alagoinha, Jacaré, Matinha, Salamandra, Pau Barriga, Saboeiro e Lagoa do Mato aconteceu sua inauguração, sendo comercializados macaxeira, batata doce, inhame, mel, banana, laranja, feijão, fava e ainda artesanato.



Houve efetiva participação dos moradores do município na Feira, que comercializou uma tonelada de produtos, com avaliação positiva dos resultados.

Mensalmente, as lideranças da agricultura familiar de Serraria (PB) e os demais membros do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) reúnem-se para encaminhar as demandas do setor em reuniões.

A Feira da Agricultura Familiar criou oportunidade aos agricultores escoarem sua produção de forma justa e no próprio município. O trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Emater-PB e Sindicato dos Trabalhadores Rurais foi essencial para a dinamização da atividade.

A população da zona urbana do município participou da feira adquirindo produtos que são trabalhadores pelos agricultores. A Emater e a Cinep disponibilizaram barracas para os agricultores.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário