quarta-feira, 8 de julho de 2015

Governo do Estado realiza em setembro leilão de gado Gir, Guzerá e Sindi da Emepa

Os criadores que estão interessados em adquirir reprodutores e matrizes bovinos das raças Gir, Guzerá e Sindi, pesquisados pela Emepa, empresa integrante da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa (GU), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), devem esperar até setembro, quando o Governo do Estado realizará leilão com animais da melhor genética existente em suas estações experimentais.

Assim como os animais das raças Guzerá e Sindi da Estação Experimental de Alagoinha, o Gir leiteiro de Umbuzeiro também está sendo selecionado para o leilão. Todos estarão disponíveis para os criadores que desejam melhorar seu plantel. O presidente da GU, Nivaldo Magalhães, informou que a data e o local do leilão ainda estão sendo definidos, mas também destacou que o evento tem um grande significado no fortalecimento da pecuária paraibana.

O diretor técnico da Emepa, Manoel Duré, enfatizou o Programa de Melhoramento Genético, num trabalho de parceria com a Embrapa, como sendo de grande importância, pois disponibilizará, por meio do leilão, que as pesquisas cheguem para todos os pecuaristas da Paraíba.

Para o chefe da Estação de Alagoinha, pesquisador Rômulo Freitas, o evento é uma oportunidade para o criador melhorar a genética do seu rebanho e, como consequência, aumentar a produção e a produtividade. Para o pesquisador da Emepa, Ricardo Leite, chefe da Estação de Umbuzeiro, a Paraíba sempre se destacou pela qualidade de seus animais bovinos, principalmente, os zebuínos leiteiros.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário