quinta-feira, 28 de maio de 2015

No dia de luta pela saúde da mulher, Camila lança vídeo sobre mortalidade materna na Paraíba

No Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher (28 de maio) a deputada estadual, Camila Toscano (PSDB), lançou um vídeo com animação para chamar atenção para o aumento dos casos de mortalidade materna na Paraíba. A parlamentar tucana é presidente da Comissão da Mulher na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e vai realizar no dia 17 de junho, a partir das 15h, uma audiência pública para debater a temática.

“A morte de tantas mulheres é uma preocupação de toda Paraíba. Nossa intenção foi fazer um alerta para o crescente número de mulheres que morrem em decorrência do parto. Não podemos admitir isso, pois muitas dessas mortes poderiam ser evitadas através de um pré-natal bem feito. Precisamos de uma ação mais enérgica do Governo. A vida de mulheres deve ser uma prioridade de qualquer gestão”, disse a deputada Camila.

A animação lançada pela deputada em um sinal de alerta mostra que nos últimos anos, a Paraíba teve um aumento no percentual de mortalidade de mulheres em decorrência do parto. Segundo dados do Ministério da Saúde, houve uma elevação de 44% de 2011 para 2013. O Estado apresentava uma taxa de 54,4 em 2011 e em 2013, o índice subiu para 78,2. Esse é o índice mais alto dos últimos 11 anos. A Paraíba é o quinto Estado do Nordeste em número de óbitos maternos.

 Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário