domingo, 21 de dezembro de 2014

Frase ‘Feliz Natal’ em ônibus fere Estado laico, afirmam usuárias

A estudante de psicologia Elaine Regina, 20, criticou a frase “Feliz Natal” dos letreiros digitais no para-brisa de ônibus de Manaus (AM) porque, segundo ela, trata-se de uma transgressão ao Estado laico determinado pela Constituição. 

Ela falou que a exposição de mensagens religiosas em ônibus a faz refletir sobre até que ponto a laicidade do Estado brasileiro é levada a sério. “As frases dos ônibus são publicas.”

A advogada Joice Bernardo afirmou que as autoridades municipais deveriam cuidar do equilíbrio entre o direito de liberdade religiosa e uma sociedade predominantemente cristã. “O Estado precisa ser laico”, disse ela ao jornal “A Crítica”. 

Joice reconheceu que as decisões administrativas nem sempre agradam 100% da população, mas, no caso das mensagens nos ônibus, ela acha que deveria haver uma discussão antes de qualquer medida.

Outro problema é que a frase de cunho religioso atrapalha nos letreiros digitais a leitura do destino e número da linha dos ônibus. A enfermeira Vanessa Calmont, 25, por exemplo, disse que perdeu um ônibus por causa disso. 


O estudante de biologia Assis Saraiva, 30, disse que não tem problema para identificar o destino dos ônibus, mas reconheceu que os idosos podem ter dificuldades. 

Valeska Braule, 26, disse que a SMTU (Secretaria Municipal de Transporte Urbano), em vez de divulgar mensagens religiosas, deveria melhorar a qualidade do transporte, providenciando, por exemplo, mais assentos nos ônibus.

Com informação e foto do “A Crítica”.


Paulopes.com

9 comentários:

  1. Até porque o NATAL é uma invenção dos empresários para ganharem mais dinheiro, como Dia dos Pais, das mães etc.

    ResponderExcluir
  2. A maior parte da população brasileira é CRISTÃ e não busca a verdade sobre o NATAL, JESUS não nasceu nesse dia. Que seja comemorado, mas sem tanta conotação religiosa, até parece que Jesus nasceu nesse dia!

    ResponderExcluir
  3. É uma festa do CAPITALISMO SELVAGEM, a troca de gentilezas, está custando muito cara! Imagino Jesus, contrário a exploração, como estará vendo essa grande MENTIRA!

    ResponderExcluir
  4. Não vejo nada demais que fosse escolhida uma data , mas que fosse sem o sentido de exploração comercial. Quantas pessoas serão prejudicadas ao final desse NATAL, SPC, SERASA, etc.

    ResponderExcluir
  5. A minha filha com 8 anos, já me perguntou: O que vou ganhar no NATAL? Imagine as frustrações das pessoas que não podem comprar! JESUS, pregou humildade e fartura e não desigualdade.

    ResponderExcluir
  6. Essa moça que reclama na colocação da frase no ônibus, está correta. Temos que ter cuidado, no escrever ou falar. Vamos respeitar as diferenças, não podemos puxar a "SARDINHA SÓ PRA NOSSA LATA", isso é preconceito.

    ResponderExcluir
  7. Antes de comemorar o NATAL saiba o verdadeiro significado dessa festa, vá pela razão e não pela emoção.Não deixe de comemorar, mas saiba as mentiras que existem por trás dessa festa!

    ResponderExcluir
  8. Eu sei a data do meu aniversário, VOCÊ sabe o seu, mas Deus não quis revelar o dia do nascimento de CRISTO. ELE já sabia que ia ser uma exploração comercial, portanto ELE disse: Muitas coisas não serão reveladas.

    ResponderExcluir
  9. Os divulgadores dessa FESTA de NATAL, deviam explicar a boa intenção da criação dessa data, nunca afirmar que JESUS nasceu nesse dia, faça uma pesquisa que vai descobrir a verdade.

    ResponderExcluir