quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Apresentações culturais marcam celebração da data em Campina Grande e João pessoa

O Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro, será celebrado durante dois dias com atividades coordenadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) com apresentações culturais e festa para os grupos da terceira idade que freqüentam os Centros Sociais Urbanos (CSUs), Cidade Madura e Centro de Convivivência do Idoso.

As comemorações começam nesta terça-feira (30) em Campina Grande, às 15h, no Palácio das Artes Suellen Carolini, no bairro Catolé. Já na quarta-feira (1), as atividades acontecem no Condomínio Cidade Madura, em João Pessoa, também a partir das 15h.

Em Campina Grande as comemorações contam com os grupos da terceira idade que frequentam os dois Centros Sociais Urbanos da cidade e do município de Esperança.


Em João Pessoa, os convidados serão os idosos do Condomínio Cidade Madura, além dos que frequentam os CSU do Rangel, Mandacaru, Cruz das Armas, Geisel, Santa Rita, Sapé e Itabaiana. Os usuários do Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Castelo Branco, do Centro de Aposentados e Pensionista Padre Juarez Benício (Cejube) e o Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Pedras de Fogo também farão parte da festa.

Ações para terceira idade –De acordo com a gerente operacional da Proteção Social Especial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Gabrielle Tayanne Andrade Vasconcelos, todos os anos o Governo do Estado realiza atividades alusivas à data, com uma grande confraternização entre os grupos.

“O objetivo é proporcionar maior interação entre os grupos e promover uma comemoração em relação aos avanços em torno da Política do idoso no Estado da Paraíba”, ressalta Gabrielle Tayanne.

Nos últimos anos, foram realizadas algumas ações importantes para a pessoa com 60 anos ou mais. Entre elas o programa residencial Cidade Madura, que é o primeiro condomínio horizontal projetado com acessibilidade e todas as necessidades para a terceira idade. O primeiro funciona em João Pessoa. Outros três serão entregues população.

Para contemplar o idoso que vive em instituições, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) tem o projeto Acolher que beneficia mais de 1.400 idosos que moram em entidades de longa permanência, os antigos abrigos. Foram investidos R$ 2 milhões na melhoria dessas instituições.

E como medida de enfrentamento à violência, a Sedh também lançou o Disque 123, tornando-se o primeiro Estado a ter um canal de comunicação próprio, o que possibilita mais agilidade no encaminhamento de denúncias sobre qualquer tipo de violação de direitos humanos. O serviço funciona em toda a Paraíba e conta com uma equipe de profissionais multidisciplinar que acompanha os casos.

SecomPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário