sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Profissionais da saúde se reúnem na Paraíba e mantêm alerta contra ebola

Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde participaram de reunião, nesta sexta-feira (29) à tarde, no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), na Capital, para receber instruções sobre o ebola, doença que está presente em países da região ocidental da África, como Serra Leoa e Guiné.

Foram abordados temas como a situação atual do ebola na África; números e situação epidemiológica do vírus; coleta laboratorial e biossegurança; uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), e ainda como evitar o contato dos profissionais de saúde com o vírus.

O treinamento faz parte das orientações do Ministério da Saúde para os estados criarem ações de vigilância e prepararem serviços de saúde de referência. O Hospital Universitário Lauro Wanderley é a unidade de referência na Paraíba para o ebola.


As recomendações do Ministério surgiram após o alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), que declarou situação de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), mesmo considerando improvável a chegada do vírus em outros lugares do mundo.

Segundo a chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas, da SES, Anna Stella Pachá, por causa da globalização, a OMS considera importante que todos os países estejam preparados para o vírus. “A OMS colocou a situação do ebola em alerta mundial justamente para que todos possam estar prontos para conduzir e conter casos suspeitos da doença, evitando assim possíveis contatos”, explicou.

Foram convocados para o treinamento profissionais do HU de João Pessoa; Hospital Clementino Fraga; Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu), técnicos da gestão hospitalar e vigilância em saúde da Secretaria de Saúde de João Pessoa; Núcleo de Apoio aos Hospitais; Coordenação de Urgência e Emergência e técnicos da vigilância em saúde.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário