quarta-feira, 20 de agosto de 2014

GUARABIRA - Docentes da rede municipal participam de formação continuada sobre inclusão de alunos com deficiência‏

A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou durante a manhã desta terça-feira (19/08) uma formação de capacitação para todos os professores e gestores da rede pública de ensino. O evento ocorreu no auditório da Câmara Municipal Casa Osório de Aquino. A formação teve como tema “Formação Continuada: Buscando Competências para Incluir”, visando em sua problemática a construção de um sistema educacional inclusivo, dando a garantia para crianças e adolescentes com deficiência terem acesso ao ensino público, promovendo maior possibilidade de desenvolvimento acadêmico e social. O evento começou com uma apresentação de dança com o estudante Danilo e sua parceira, a professora Mel Machado. 

O estudante, que tem deficiência física, agradeceu a atenção e o aplauso de todos e afirmou que seu maior sonho é ser dançarino. Para ele, fazer parte da Cia. De Dança do CIEEC juntamente com a profª. Mel é o início da realização do seu sonho. O secretário de Educação, Raimundo Macedo, ressaltou em seu pronunciamento a preocupação que o prefeito Zenóbio Toscano tem perante os estudantes que tem dificuldades para se locomoverem até a escola devido às deficiências. Por conta disso, a Prefeitura conseguiu transporte, além de ter enquadrado as escolas a oferecerem acesso estrutural e pedagógico a todos estes alunos. Raimundo também destacou o trabalho exercido pelo cuidador, um profissional especializado em dar o suporte necessário aos alunos com deficiência física. Em seguida, os professores e gestores presentes participaram de uma palestra, conduzida por Ana Paula Soares, assessora de educação especial da Fundação de Apoio ao Deficiente (FUNAD). 


Ela orientou os docentes sobre os cuidados que devem ser dados para os alunos especiais. De acordo com

a coordenadora da Educação Inclusiva em Guarabira, a psicopedagoga Maria Verônica dos Santos Carvalho, existem 110 alunos com deficiência comprovados com laudos. Trabalham 15 cuidadores, 04 intérpretes, 02 professores de libras, 01 professora de braile e 01 intérprete de braile. Confira a relação das escolas participantes: Centro Educacional Edivardo Toscano, Centro Educacional Ascendino Toscano, Escola Municipal Sergio Luiz, Escola Municipal Antonio Galdino, Escola Municipal Amália Freire, Escola Municipal Maria Eulália Cantalice, Creche Municipal CIEC, Creche Municipal 4º BPM. Também integram a equipe de profissionais: 02 psicólogas, 01 assistente social, 01 pedagoga e 01 psicopedagoga.

CodecomGBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário